Um novo olhar.
Compartilhar o que produzimos nos campos da arte contemporânea e refletir sobre a arte de viver em harmonia com nós mesmas(os) e em comunidade é a proposta desse blog, venha!


Ana Catarina Ribeiro




domingo, 22 de agosto de 2010

CUNHA E A CERÂMICA

CUNHA, município de São Paulo, é um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América do Sul.
Com 25.000 habitantes, Cunha situa-se em uma ferradura formada pelas Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha, fazendo fronteira com a cidade carioca de Paraty.

O primeiro atelier de cerâmica da cidade foi montado em 1975, por um grupo de ceramistas brasileiros, portugueses e japoneses. Os ceramistas adotaram o forno Noborigama. Arte milenar inventada na China e aprimorada pelos japoneses, o noborigama é um forno em degraus, de várias câmaras e chega a atingir a temperatura de 1.350ºC a 1.400ºC.

Segundo um dos ceramistas pioneiros de Cunha, Alberto Cidraes, “a abundância das matérias primas básicas para a cerâmica - a argila e a lenha de eucalipto - facilitou a instalação de ceramistas na cidade numa situação de auto-suficiência sustentável.

Segundo Cidraes “O município abriga hoje mais de 20 ateliers de cerâmica e conta com as atividades do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, criado com a finalidade de expandir e difundir a atividade da cerâmica por meio de projetos pedagógicos, de pesquisa, documentação, museologia e intercâmbio, tanto nacional quanto internacional.”

Nenhum comentário: