Um novo olhar.
Compartilhar o que produzimos nos campos da arte contemporânea e refletir sobre a arte de viver em harmonia com nós mesmas(os) e em comunidade é a proposta desse blog, venha!


Ana Catarina Ribeiro




domingo, 7 de novembro de 2010

Mensagem de Matisse

"Só depois de anos de preparo deve o artista tocar na cor - isto é, não como uma descrição, mas sim como meio de expressão.
Só então pode ele esperar que todas as imagens, ou mesmo todos os símbolos que usar sejam o reflexo de seu amor pelas coisas, um reflexo em que ele pode confiar, caso tenha realizado sua educação com pureza e sem mentir para si mesmo.

Então ele empregará a cor com discernimento. Irá colocá-la de acordo com um projeto natural, não formulado e totalmente disfarçado, que nascerá diretamente de seus sentimentos.

...Gostaria que as pessoas soubessem que não podem abordar a cor como se entrassem por uma porta, que é necessário passar por um rigoroso preparo para ser digno dela. Mas, antes de tudo, é evidente que devemos ter um dom da cor, como o cantor deve ter voz. Sem esse dom não podemos chegar a lugar nenhum."

(Trecho da carta de Henri Matisse, enviada a Henry Clifford, diretor do Museu de Arte de Filadélfia, em 1948.
Teoria da Arte Moderna de HB Chipp, pg 133, Ed. Martins Fontes. Carta transcrita na publicação "Kislansky Atelier de Escultura".)

Nenhum comentário: